2º Pensamento da Semana – 1º/10 a 08/10/2009

Friedrich Nietzsche desenhado por Hans Olde

“O inimigo mais perigoso que você poderá encontrar será sempre você mesmo.” Friedrich Nietzsche (1844-1900)

Reflexões a respeito

Esta frase do filósofo Nietzsche reflete um grande perigo aos concurseiros e àqueles que decidem enfrentar árduas tarefas.

A vida é feita de dificuldades e de oportunidades.

A diferença entre pessoas bem sucedidas e as mal sucedidas é justamente a sua capacidade de enfrentar as dificuldades e saber utilizá-las como impulso para uma alteração benéfica.

Os mal sucedidos são aqueles que detêm comportamento de pusilanimidade e sujeição excessiva às dificuldades, mantendo postura negativa e de sujeição às adversidades.

As pessoas bem sucedidas, em geral, são aquelas que, diante de situações críticas, posicionam-se de maneira positiva e, acreditando em oportunidades, utilizam sua criatividade para transformar obstáculos em trampolins para seu aperfeiçoamento. Após atingirem certo sucesso, o observador externo cogita que a vida foi demasiadamente benévola ao bem sucedido. Porém, esse observador desconsidera (ou não percebe) o longo esforço que ensejou o sucesso. O que qualificou o bem sucedido não é a sorte (casuísticamente falando), mas uma mundivisão positiva e permeada de energia para saber lidar com os desafios, contorná-los e superá-los.

Muitos concurseiros já devem ter identificado alguém que se encaixe em uma ou outra figura. Certamente, já vivenciou situações que pudesse se enquadrar em uma ou outra destas imagens.

Isso ocorre porque ambas as figuras nada mais são do que projeções que o indivíduo constrói sobre si próprio. Essa projeção é uma construção psíquica que ocorre consciente ou inconsciente, porém é determinante para determinar o destino do indivíduo.

O nosso pior inimigo somos nós mesmos. Quando nos colocamos em posições negativas e atribuímos nossas derrotas pessoais a fatores exógenos ou ao mero infortúnio, estamos impedindo que o sucesso nos  atinja. Isso é um princípio geral da vida.

Recentemente, uma grande campanha publicitária denominou essa ideia de “o Segredo” e ganhou-se muito dinheiro vendendo livros e filmes em DVD. Porém se há algo de “secreto” por trás de tal ideia é que a grande maioria das pessoas não percebe o seu poder. Todos os textos filosóficos e religiosos, por mais antigos que sejam, trazem isso como um grande ensinamento, mas não como um segredo. A questão é conhecer, entender, compreender e praticar a ideia de ser positivo perante as dificuldades. Em outras palavras, “ter fé”, acreditar, fazer acontecer, ter atitude, etc.

Assim, a manutenção da primeira postura (de negativismo sobre a realidade) nos impede de concretizar os sonhos (não só no âmbito dos concursos). A postura positiva e de responsabilidade, nos impulsiona e alavanca para todas as possibilidades que a vida pode nos trazer.

A filosofia de Nietzsche, não obstante mal interpretada em certo momento da história, legou-nos isso: somos efetivamente responsáveis pelo nosso destino. Se militarmos em nosso desfavor, certamente não superaremos as dificuldades.

Benites Jurídico

Mais sobre Nietzsche, clica aqui.

0 Responses to “2º Pensamento da Semana – 1º/10 a 08/10/2009”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Este saite recebeu

  • 135,688 visitas desde 29/08/09

%d blogueiros gostam disto: